Como mostrar ao cliente que está na hora de trocar os pneus?

 Em Notícias

Está na hora de trocar os pneus do meu carro?
Será que roda mais uns seis meses?
Preciso trocar os quatro juntos?

Essas são algumas dúvidas dos clientes de centros automotivos. A maioria tenta protelar ao máximo a data da troca dos pneus, afinal, barato eles não são. Mas já que eles têm dúvidas quanto ao momento da troca, cabe ao seu centro automotivo promover uma “educação” dos clientes para que eles se convençam da troca, estejam mais seguros e, consequentemente você fature mais com a venda dos pneus.

Para ajudar você, a Xavier Assistência Técnica vai dar quatro ótimos argumentos que podem ajudar a convencer seu cliente. Mas evite discutir com ele e dizer que ele está errado. Seja sempre educado e convença-o através de uma conversa de amigo, dando conselhos e não impondo seu ponto de vista. Bom, vamos aos argumentos.

Recomendação do fabricante

Se você disse que os pneus estão gastos, mas o cliente acha que dá pra rodar mais um pouquinho, use o argumento do TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste do pneu. Mostre a ele que existe uma marca com a recomendação do fabricante e que não é você quem acha que precisa trocar, mas sim o fabricante, que realizou centenas de testes de segurança para saber o momento certo da troca.

Trocar os Pneus

Pneus são itens de segurança

Diga ao cliente que os pneus não são uma peça simples do carro, mas que são um item de segurança tão importante quanto o cinto. Rodar com o pneu careca é tão perigoso como dirigir sem o cinto. Afinal, tanto um como o outro serão exigidos em uma situação de emergência, como uma frenagem brusca, e podem salvar a vida do motorista e dos passageiros.

Validade dos pneus

Muitos motoristas não sabem que os pneus também têm validade. Na marcação que fica junto à sigla DOT (Department of Transportation), os quatro últimos números representam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Uma indicação que mostra os números “4212”, por exemplo, significa dizer que fabricaram o pneu na 42ª semana de 2012. Com essa informação, é possível contar os cinco anos de validade que servem de padrão para qualquer tipo de pneu.

Trocar os Pneus

Formas de pagamento

Trocar os quatro pneus ao mesmo tempo não é barato. Por isso, tente oferecer boas opções de pagamento, dando desconto para quem prefere pagar a vista e o máximo de parcelas possíveis para quem deseja dividir o valor total. Diga que é um investimento para cinco anos. Vale até fazer uma conta com o cliente para convencê-lo: os pneus duram, em média, cinco anos (60 meses). Para um valor de troca de R$ 1300,00, se dividirmos ele por 60 meses, significa que ele gasta, na verdade, apenas R$ 21,00 por mês com pneus. É uma maneira de mostrar que não é tão caro se ele pensar na durabilidade dos pneus.

Com esses argumentos (desde que tenham sido bem apresentados, é claro), com certeza será possível convencer o cliente que é a hora certa de trocar os pneus. E tenha certeza que se o seu centro automotivo mostrar que se importa com a segurança e bem-estar do cliente, acima de tudo, ele irá escolher o seu centro automotivo para fazer essa troca.

Agora que você pegou essas dicas, é hora de convencer seus clientes a trocar os pneus na hora certa. E caso de algum problema em sua desmontadora de pneus, saiba que pode contar com a Xavier Assistência.

Posts recentes

Deixe um comentário