Como melhorar o faturamento e fazer o seu centro automotivo crescer?
Na disputa por pelos clientes, os centros automotivos estão empregando cada vez mais qualidade e tecnologia para se diferenciar no mercado e fidelizar o público. As ações são as mais variadas: criação de agradáveis salas de espera para os clientes, treinamento dos funcionários sobre atendimento e investimento em equipamentos tecnológicos.
Mas aí você pode pensar “isso é coisa de grandes redes de centro automotivo, não é pra mim que sou médio ou pequeno no mercado”. Errado, isso é coisa de quem pensa grande. Se você quer crescer, é preciso ter atitude de grandes empresas. Veja só algumas ações que você pode implantar na sua loja para crescer e melhorar o faturamento.
Organização do centro automotivo
A organização é um dos principais pontos. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Se o cliente chegar a sua loja e ver sujeira e equipamentos espalhados pelos balcões e pelo chão, pode ter certeza que o conceito e a credibilidade do seu centro automotivo cairá na hora. Além disso, organização significa um ambiente melhor e mais seguro para seus funcionários.
Organograma do colaboradores
Cada colaborador precisa saber quais são suas tarefas. Parece óbvio, mas não é. Quem recebe as peças? Quem limpa o chão? Quem troca o lixo? Quem recebe os clientes? Quem atende o telefone? Se uma peça está difícil de encontrar, quem vai correr atrás disso? São atividades cotidianas, mas que precisam estar bem definidas para que cada funcionário concentre-se apenas nas suas funções.
Fluxograma
Esse ponto é muito importante e tem impacto direto no faturamento. É que um fluxograma bem definido pode aumentar, e muito, a capacidade produtiva do seu centro automotivo. Quando um cliente entra na sua loja, qual é a jornada de atendimento até que o carro fique pronto para ele ir embora? Se isso estiver bem definido, o tempo de cada atendimento pode ser muito menor e você terá mais agenda para novos clientes.
Equipamentos de qualidade
Todo centro automotivo depende dos equipamentos para funcionar. Se houver uma pane ou se eles não estiverem funcionando devidamente, é prejuízo na certa. Por isso, é importante manter os equipamentos sempre revisados e em boas condições de uso. A Xavier Assistência Técnica é uma empresa especializada na revisão e manutenção de equipamentos de centros automotivos.
Marketing e comunicação
Por fim, quando seu centro automotivo estiver “um brinco”, é hora de divulgar e fazer as pessoas saberem que ele existe e que oferece bons serviços. O marketing digital e o uso de redes sociais é um dos investimentos em comunicação com melhor custo/benefício. Procure uma empresa especializada.
Agora que você pegou essas dicas, é hora de aplicá-las e colher ótimos resultados. Bom trabalho.