Bom Atendimento faz toda a diferença
Como clientes, sabemos que um bom atendimento faz toda a diferença, seja quando vamos comprar algum produto ou quando vamos contratar um serviço. Num centro automotivo é a mesma coisa. Quando um cliente vai até um centro automotivo para uma revisão ou porque o veículo está apresentando algum problema, ele tem duas grandes preocupações: que o automóvel saia de lá bem revisado e com todos os problemas resolvidos, e que o centro automotivo não lhe “empurre” peças e serviços que não são necessários, apenas para ter mais lucro.
Por mais que isso seja chato, é algo que acontece e sua empresa precisa estar preparada para enfrentar essa situação. Podemos pensar que essa “pouca credibilidade” dos centros automotivos aconteça porque algumas empresas, infelizmente, agem mesmo de má fé. Mas pode acontecer também porque o cliente não tem conhecimentos técnicos e nunca pense de forma preventiva.
Seja como for, com um bom atendimento você consegue reverter esse quadro e mostrar ao seu cliente que sua empresa é séria. Isso vai fazer ele acreditar em todas as suas recomendações e, consequentemente, aumentar seu faturamento. Tudo bem. Mas na prática, o que eu posso fazer para prestar um excelente atendimento? É isso que vamos ver agora.
Não fale só das peças que precisam ser trocadas
Uma praxe dos centros automotivos é fazer uma avaliação das peças, principalmente da suspensão do veículo, listar todas que precisam ser trocadas e apresentar essa lista já com o preço para o cliente. Isso não está errado, mas pode ser que não cause uma boa impressão.
Tente fazer o seguinte, quando possível, convide o cliente para olhar as peças no veículo (por mais que não entenda nada, cliente adora olhar) e vá mostrando uma por uma, até aquelas que estão boas. Veja como você fazer a abordagem:
“Essa é a homocinética e está boa, sem desgaste. Os amortecedores também estão funcionando bem, sem vazamento. Mas veja esses reparos, eles já estão ressecados e irão arrebentar a qualquer momento, eu sugiro que você faça a substituição”.
Percebeu como é diferente? Você pode gastar três minutinhos a mais, mas pode ter certeza que seus resultados serão muito melhores. A partir desse momento, você ganhou o cliente e ele vai confiar em você por sua honestidade em dizer que existem peças que não precisam ser trocadas.
Trate o cliente com exclusividade
Ofereça a cada cliente um atendimento personalizado. Por mais que você faça dezenas, centenas de atendimentos por dia, o cliente quer se sentir único. Dê isso a ele. Quando ele chegar ao centro automotivo, converse, deixe ele falar e explicar tudo. Não interompa. Demonstre interesse, pergunte a quanto tempo ele tem o carro, se costuma fazer revisões e se viaja muito com o veículo. Tudo isso vai passando confiança.
Demonstre profissionalismo
Faça um cadastro e explique como será o atendimento, quanto tempo vai levar. Cuide para que toda a equipe esteja uniformizada e que o centro automotivo esteja organizado. Se for realizadas trocas de peças, mostre as usadas e pergunte se ele quer ficar com elas ou se você pode fazer o descarte correto. Ver que as peças realmente foram substituídas deixa o cliente muito mais seguro de que não foi enganado.
Como você pode ver, um bom atendimento faz toda a diferença. Com ações simples, você melhora seu atendimento, deixa o cliente mais seguro e o resultado é um aumento no faturamento. Agora é só colocar em prática essas dicas que a Xavier Assistência Técnica te deu. Bom trabalho.